Ads Top

Rio Tinto inicia vacinação contra Covid: "Dia memorável", diz Prefeita Magna Gerbasi

Enfermeira Valderez Mendes foi a primeira pessoa vacinada em Rio Tinto

O Município de Rio Tinto, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou nesta quarta-feira (20) a campanha de vacinação contra a COVID-19. O ato simbólico de início da aplicação das doses ocorreu no Centro de Atendimento do Covid-19, e foi restrito para autoridades e profissionais de saúde. A cidade recebeu do Governo do Estado, na tarde da terça (19), 2.760 doses do imunizante Coronavac, produzido pelo laboratório Sinovac em parceria com o Instituto Butantan. Desta quantidade, 2.648 doses serão destinadas à população indígena 112 aos profissionais de saúde.

A primeira imunizada de Rio Tinto foi a enfermeira com maior tempo de serviços prestados na saúde do município, Valderez Mendes. A segunda imunizada foi a Vereadora e Cacique Claudecir Braz (Cal), que representou a população indígena, e na sequência os profissionais da saúde que atuam no Centro de atendimento ao Covid-19, Samu e PA Francisco Porto.

Vereadora e Cacique Claudecir (Cal) representou a população indígena e foi a segunda pessoa a ser vacinada.

A Prefeita de Rio Tinto, Magna Gerbasi, afirmou que “esse é um dia memorável, porque estamos recebendo a nossa sonhada vacina. Ela vem com esperança, com expectativa, a vacina é a solução para o problema que o mundo está vivendo. A vacina chega à Rio Tinto, e nós começamos a fazer esse trabalho que com certeza irá salvar vidas”.

Prefeita Magna Gerbasi esteve presente no evento simbólico restrito

"É preciso reconhecer aos profissionais que trabalham na linha de frente do combate ao Covid-19. À eles a minha gratidão à estes trabalhadores, em nome dos Riotintenses. Sabemos que temos muito trabalho pela frente. Vamos vencer essa doença", disse.

Dentro das etapas da primeira fase, após a imunização do grupo 1, dos profissionais de Saúde, serão imunizados o grupo 2, idosos com mais de 75 anos. Conforme cronograma estabelecido pelo Ministério da Saúde, confira as primeiras fases do plano de vacinação em Rio Tinto, que acontecerá gradativamente, conforme o recebimento das próximas doses:

  • Fase 1 – Grupo 1: Trabalhadores da Saúde;
  • Fase 1 – Grupo 2: Idosos a partir de 75 anos e idosos com 60 anos ou mais institucionalizados;
  • Fase 2: Idosos de 60 a 74 anos;
  • Fase 3: Pessoas acima de 18 anos com comorbidades, pessoas com deficiência permanente severa, trabalhadores da educação, caminhoneiros e profissionais das forças de segurança;
  • Fase 4: Trabalhadores de transporte coletivo, população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade.

“Cabe esclarecer que todos os trabalhadores da saúde serão contemplados com a vacinação, bem como os demais grupos prioritários da primeira fase tão logo seja disponibilizado um novo lote de doses. A ampliação da cobertura desse público será gradativa, conforme disponibilidade da vacina. Neste momento, as doses não serão distribuídas nas USF's devido ao baixo quantitativo. Porém, seguiremos o nosso plano estratégico assim que mais vacinas forem entregues”, explica o secretário de Saúde de Rio Tinto, Eraldo Calixto.

O enfermeiro Daniel Gomes foi o terceiro a ser vacinado. Ele representou os profissionais da linha de frente no combate à Covid-19.


O Vale Online
Com CCOM

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.